sábado

Doenças e Predadores do Caracol




principal doença relatada até à data é uma doença fúngica, disseminada através do contacto físico entre os caracóis, que lambem a baba dos corpos uns dos outros.



A doença é causada pelo fungo Fusarium, que parasita os ovos do caracol Helix aspersa. Os ovos parasitados ficam com uma cor vermelho-acastanhada e o desenvolvimento dos animais pára. Esta doença é referida vulgarmente como “doença dos ovos rosados”.




Medidas básicas de higiene previnem a disseminação de doenças. Deve-se limpar regularmente os recintos de criação de modo a remover os excrementos e os restos de comida, assim como qualquer outra matéria em decomposição que possa servir como substrato para os organismos patogénicos. Também se recomenda esterilizar o solo das caixas de criação, através de vaporização ou aquecimento, sempre que as mesmas sejam preparadas para uma nova postura de ovos e quando os reprodutores são transferidos para as caixas de postura.





Prevenção: Deve-se mudar ocasionalmente a terra pois a acumulação de dejectos aumentará as possibilidades de desenvolvimento de doenças. É conveniente mudar-se a terra de três em três meses.





PREDADORES




Mosca (principal parasita)




Formigas




Aves




Ratos do campo




Ratazanas




Sapos e rãs




Toupeiras




Osgas






Besouros do solo (escaravelhos)




Centopeias




Sanguessugas




Lagartas predadoras




Lagartixas




Cobras




Tordos, corvos




Patos e perus




Ácaros







Concha: endurecida para proporcionar protecção contra a maioria dos predadores, mas não contra todas as aves.




Em áreas com uma elevada predação de aves, é necessário colocar-se redes para cobrir os recintos. Talvez seja preciso colocar vedações fora dos recintos de criação, para evitar que outros predadores os ataquem. As vedações devem ter uma altura entre 15 e 30 cm e estar bem escavadas no solo.







A mosca põe 20-40 ovos na concha do caracol ou no próprio caracol. Os ovos eclodem dentro de cerca de uma semana e as larvas pequenas e de cor creme começam a alimentar-se do tecido do corpo (dentro deste ou no seu exterior). Alimentam-se até o corpo estar reduzido a uma massa putrefacta e transformam-se em pupas dentro da concha. Após um período de 10 dias de incubação, as moscas adultas emergem. A melhor protecção contra estas moscas é cobrir os recintos de criação com malha de nylon.


Sem comentários:

Enviar um comentário